Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Boletim MFA/Associação 25 de Abril
Coleção do Boletim Informativo do Movimento das Forças Armadas, dirigido pela Comissão Coordenadora do Programa do MFA. Foram publicados ao todo 25 números, entre 1 de setembro de 1974 e 14 de agosto de 1975, que tinham por objetivo divulgar a situação económica, social, política e militar vivida em Portugal, após o 25 de Abril de 1974. A edição do boletim era da responsabilidade da 5ª Divisão do Estado Maior General das Forças Armadas, e a sua distribuição estava a cargo do jornal O Século.

Instituição
Fundação Mário Soares

Nota biográfica/Institucional
O Movimento das Forças Armadas (MFA) foi responsável pela revolução de 25 de Abril de 1974, que pôs termo à ditadura em Portugal.
Teve na sua origem o designado Movimento dos Capitães, resultante do descontentamento entre os militares face à política do governo de Marcelo Caetano, designadamente no que respeitava à continuação da guerra colonial.
O Movimento dos Capitães foi-se consolidando ao longo do ano de 1973, em torno dos objetivos de colocar um fim à guerra nas colónias e de restabelecer a democracia em Portugal, tendo, em dezembro, eleito um Secretariado Executivo constituído por Vasco Lourenço, Otelo Saraiva de Carvalho e Vítor Alves.
Formaram-se então várias comissões que iniciaram a preparação de um golpe militar, que teve a sua concretização a 25 de Abril do ano seguinte.
As tropas foram comandadas no terreno por diversos capitães, sendo as operações dirigidas superiormente pelo major Otelo Saraiva de Carvalho. O movimento aparece então aos portugueses com um programa que se definia em torno dos três Ds: Democratização, Descolonização e Desenvolvimento.
Depois da revolução, o MFA sofreu várias transformações na sua organização, primeiro ao nível da sua Comissão Coordenadora, e depois também com a formação do Conselho dos Vinte e das Assembleias do MFA.
Integrou igualmente o Conselho da Revolução e, até 1982, teve papel fundamental na recomposição das hierarquias das Forças Armadas Portuguesas.
A Associação 25 de Abril é uma associação sem fins lucrativos destinada à consagração e defesa de valores cívicos. Entre os seus fundadores encontra-se o nome de Vasco Lourenço, um dos históricos do Movimento dos Capitães.

Dimensão
1 unidade de instalação

Estado de Tratamento
Integralmente tratado