Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Notícias da Amadora/Orlando César
Coleção completa da publicação "Censura 16 - Inéditos do Arquivo de Censura do Notícias da Amadora (1958-1974)", por este dirigida (em co-direção com Albertina Jordão nos números 1 a 4 e 7).
Publicada entre 2001 e 2004, a Censura 16 foi um projeto que teve por objetivo divulgar um largo conjunto de artigos destinados à publicação no jornal Notícias da Amadora, e que foram alvo da Censura durante o período do Estado Novo, que os cortou de forma integral ou truncou de forma parcial, subvertendo a realidade que os seus autores pretendiam transmitir.
Os 40 cadernos reproduzem 781 peças jornalísticas, que representam 28 por cento do arquivo de provas censuradas. Dessas provas, 408 sofreram cortes parciais e 373 na íntegra. Os textos reproduzidos são da autoria de 222 pessoas.

Instituição
Fundação Mário Soares

Nota biográfica/Institucional
Jornalista e professor.
Filho de Orlando Gonçalves, diretor do jornal Notícias da Amadora de 1963 a 1994, escritor, autarca e antigo resistente ao Estado Novo.
Orlando César Antunes Gonçalves começou a sua atividade jornalística no Notícias da Amadora, assumindo a sua direção após o falecimento de seu pai. Trabalhou na imprensa sindical, nos jornais O Diário, Diário Económico e Semanário Económico, e nas revistas Sábado e Cambio16 e colaborou na revista Exame.
É doutorado em Sociologia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, onde defendeu a tese intitulada “O agir jornalístico face à censura. O caso do Notícias da Amadora”, 2 vols., 2012.
Pós-graduado em Sociologia, ISCTE – IUL, 2004, e em Jornalismo, organizada em conjunto pelo ISCTE e Escola Superior de Comunicação Social (IPLisboa), 2000. Frequentou o curso de Jornalismo na Escola Superior de Meios de Comunicação Social, em 1975.
Presidente do Conselho Deontológico do Sindicato de Jornalistas.
Docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e formador no CENJOR - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas.


Dimensão
1 unidade de instalação

Estado de Tratamento
Integralmente tratado