teste de js
Docs. selecionados:

Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta
Na sequência de acordo celebrado entre a UMAR-União de Mulheres Alternativa e Resposta e a Fundação Mário Soares, procedeu-se à digitalização de numerosa documentação referente aos movimentos feministas e de mulheres, quer nacionais, quer internacionais. Essa documentação é disponibilizada no âmbito do referido acordo, prevendo-se o seu progressivo alargamento.

Instituição
União de Mulheres Alternativa e Resposta

Nota biográfica/Institucional
A UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, criada como União de Mulheres Antifascistas e Revolucionárias até 1989, passou a Movimento para a Emancipação Social das Mulheres Portuguesas e, na segunda metade da década de 90, adquiriu a atual designação.
A UMAR é hoje uma associação que se reclama de um feminismo comprometido socialmente, empenhada em despertar a consciência feminista na sociedade portuguesa.
De um percurso de quase 30 anos, a UMAR conseguiu unir várias gerações de mulheres, abrir espaços de intervenção para as mais jovens e atualizar a sua intervenção com uma Agenda Feminista de novas e "velhas" causas, como seja o direito à contraceção e ao aborto, a luta contra a violência doméstica, a paridade nos órgãos de decisão política ou o envolvimento internacional em iniciativas como a da Marcha Mundial de Mulheres.

Estado de Tratamento
Embora já tratada, alguma documentação da UMAR está ainda em fase de transferência para o casacomum.org.