Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

José Tristão de Bettencourt
O arquivo de José Tristão de Bettencourt diz respeito, na sua grande maioria, ao período em que assumiu o cargo de governador-geral de Moçambique (1940-1946). Neste contexto, para além de um grande número de fotografias oficiais, esta documentação integra ainda inúmeros relatórios e correspondência oficial, quer com as diferentes entidades da administração da colónia, quer com o Ministério das Colónias em Lisboa.
Contém ainda correspondência não oficial, fotografias, imprensa e documentos pessoais que, pela sua natureza, não estão diretamente relacionadas com funções profissionais.

Nota biográfica/Institucional
José Tristão de Bettencourt foi um oficial do exército que assumiu, ao longo da sua carreira, diversos cargos ligados à administração colonial, designadamente em Moçambique. Assim, de 1916 a 1917, foi sub-Chefe do Estado-Maior do Quartel-General de Moçambique, em 1921 Governador do Distrito de Inhambane (Moçambique), de 1922 a 1928 foi Chefe do Estado-Maior do Quartel-General de Moçambique e por fim, após graduação em Brigadeiro e General (1939), foi Governador-Geral de Moçambique (1940 a 1946). Paralelamente, foi em 1926 Chefe de Gabinete do Ministro das Colónias e em 1928 chega a ser nomeado Ministro, cargo para o qual se recusa a tomar posse. Foi igualmente membro do Conselho Fiscal do Banco Nacional Ultramarino, vogal do Conselho Superior das Colónias e vogal do Conselho do Império Colonial. Após passar à situação de reserva em 1945, por limite de idade, foi procurador à Câmara Corporativa, onde se manteve nas IV e V legislaturas, até 1953, vindo a falecer no ano seguinte.

Dimensão
15 unidades de instalação

Estado de Tratamento
Integralmente tratado