Projeto HOPE - Heritage of the People's Europe

O projecto HOPE, que se iniciou a 1 de Maio de 2010 e terminou no dia 30 de Abril de 2013 visou colocar na Internet - designadamente através da Europeana e do Social History Portal - mais de 3 milhões de objetos digitais (registos escritos, documentos pessoais, cartazes, fotografias, registos sonoros e filmes) referentes à história contemporânea social e política da Europa.

O Arquivo & Biblioteca da Fundação Mário Soares participa no projecto HOPE, dirigindo o Grupo de Trabalho 1, relativo aos Utilizadores, Conteúdos e Direitos de Propriedade Intelectual.

O projecto HOPE tem vindo a estabelecer padrões e boas práticas que assegurem uma estrutura coerente e sustentável das diferentes colecções documentais detidas pelas instituições participantes, tendo especialmente em vista a harmonização dos respectivos conteúdos e metadados e investindo igualmente em áreas como o acesso multi-linguístico, o multi-culturalismo e a interoperacionalidade semântica.

Importa ainda sublinhar que tem estado a ser desenvolvido o novo portal da Associação International de Instituições de História do Trabalho (IALHI) que assumirá, após a conclusão do projecto HOPE, a disponibilização na internet dos conteúdos de História Social detidos e organizados pelos arquivos e bibliotecas que integram essa organização.

No projecto HOPE participam as seguintes instituições europeias:

Na identificação geográfica e linguística, no âmbito do projeto HOPE, foram utilizados respetivamente a ISO 3166-1 alpha-2 e a ISO 639-3. Sempre que possível os vocabulários controlados aparecem traduzidos para português mas, e tendo a conta a diversidade dos parceiros e das línguas em que se encontra a meta informação original, não podemos garantir que alguns resultados não surjam em inglês ou na língua original dos metadados.