Pesquisa Avançada




Mário Soares e a Europa

Publicado em 5 de fevereiro de 2021



1. O que posso encontrar neste guia?

Este guia de pesquisa reúne informação sobre os arquivos e coleções que se encontram na Fundação Mário Soares e Maria Barroso relacionados com o pensamento de Mário Soares sobre a Europa e o projeto Europeu e a ação que desempenhou no processo de integração de Portugal nas Comunidades Europeias. Sugerem-se e destacam-se temas, tópicos, acontecimentos e momentos para quem queira estudar, investigar ou conhecer melhor esta temática.

Identificamos arquivos pessoais, sugerimos tópicos de pesquisa, destacamos documentos, imprensa, correspondência trocada com personalidades nacionais e internacionais e imagens (de visitas e reuniões internacionais, da cerimónia de assinatura do Tratado de Adesão de Portugal à CEE, e tantas outras).

Explore os escritos de Mário Soares sobre a Europa e a documentação variada sobre as negociações da adesão, bem como sobre acontecimentos posteriores.

Fique também a conhecer a plataforma digital, criada pela equipa da Fundação, dedicada a “Mário Soares e a Europa” e o vídeo onde se apresenta a exposição “Mário Soares: A Europa Connosco”.


2. Como encontrar informação sobre Mário Soares e a Europa na Casa Comum?

A plataforma Casa Comum permite pesquisar a informação através de navegação na estrutura dos arquivos ou por meio de ferramentas de pesquisa, sendo possível combinar as duas abordagens.

Para encontrar conteúdos sobre Mário Soares e a Europa insira na caixa de pesquisa simples o termo europ*, utilizando de seguida o filtro “Arquivo Mário Soares'' e/ou “Partido Socialista“, do lado esquerdo do ecrã. Sempre que quiser pesquisar o termo Mário Soares utilize as aspas. Caso contrário, serão apresentados todos os documentos que contenham a expressão ”Mário” ou “Soares”. Da mesma forma, ao utilizar a truncatura europ* serão apresentados todos os documentos que contenham este termo na sua raiz (ex: europa, europeu, europeísta).

Pode ainda utilizar a pesquisa avançada para encontrar informação mais específica, nomeadamente ao nível do campo (pasta, título, assunto, data, observações, fundo). Os operadores booleanos (E, OU, NÃO) permitem combinar diversos termos na mesma pesquisa, refinando os resultados apresentados (ex: “Mário Soares” E “Europa”; “Europa” NOT “Europa-América”).

Se pretender realizar uma pesquisa balizada por datas extremas, utilize a pesquisa avançada e preencha os campos temporais (data inicial e data final) da seguinte forma: ano-mês-data (ex: 1974-04-25).

Sugestões de termos de pesquisa:


3. Quais os principais temas e tópicos sobre Mário Soares e a Europa disponíveis na Fundação?

Aceda a fontes textuais e iconográficas para a história da Europa e do pensamento, ação e legado de Mário Soares em relação ao projeto europeu, explorando a informação do Arquivo Mário Soares e de arquivos pessoais depositados na Fundação, produzidos no âmbito da sua luta contra a ditadura portuguesa, dos múltiplos cargos políticos que exerceu ao longo da vida e enquanto cidadão ativo que refletiu sobre a Europa.

Listamos diversas séries documentais que integram os fundos e coleções abaixo mencionados e que poderão ser relevantes para aprofundar a pesquisa e o conhecimento sobre “Mário Soares e a Europa”.

Conheça a Plataforma “Mário Soares e a Europa”

A plataforma digital "Mário Soares e a Europa" reúne conteúdos inéditos para aprofundar o conhecimento sobre a ação e o legado de Mário Soares na defesa e afirmação dos valores democráticos, de união e cooperação no contexto europeu.

Nesta plataforma encontra:

Mário Soares e a Europa nos arquivos

O arquivo pessoal de Mário Soares contém documentação relevante sobre temas como a aproximação da Acção Socialista Portuguesa e, posteriormente, do Partido Socialista, ao Movimento Europeu, a interlocução com a CEE durante o processo revolucionário, o processo de adesão de Portugal à CEE, desde as negociações que Mário Soares encabeçou como primeiro-ministro do I Governo Constitucional até à sua concretização, na qualidade de primeiro-ministro do IX Governo Constitucional, a construção da Europa e a integração europeia, que acompanhou enquanto Presidente da República. Para além deste arquivo, encontram-se ainda disponíveis à consulta documentos relacionados com o tema europeu pertencentes a outros arquivos, como o Arquivo Histórico do Partido Socialista.

Explore os documentos em que Mário Soares defendeu uma ideia de Europa ancorada nos valores humanistas e socialistas, desde os textos produzidos pelo jovem opositor ao Estado Novo, líder da Acção Socialista Portuguesa e, mais tarde, secretário geral do Partido Socialista, até aos textos que documentam o papel decisivo que assumiu no processo de adesão enquanto primeiro-ministro. Veja também os discursos que proferiu como presidente da República e as intervenções que fez na qualidade de deputado ao Parlamento Europeu, entre outros destaques.

Alguns tópicos

Tipologias documentais


4. Em destaque

Antecedentes

I Governo Constitucional

IX Governo Constitucional

Presidência da República


5. Fale connosco

O tratamento técnico dos fundos e coleções baseia-se numa série de processos que antecedem a sua publicação, como a conservação, a reprodução, a descrição, a gestão e o acesso e que implicam uma intervenção cuidada, rigorosa, e, na maioria dos casos, morosa. Por estes motivos, nem todos os documentos depositados na Fundação estão integralmente disponíveis na Casa Comum.

Contudo, sempre que os fundos e coleções tenham sido objeto de intervenção técnica, pode aceder aos instrumentos de descrição, como inventários e catálogos, com o objetivo de recuperar informação sobre o conteúdo destes conjuntos documentais.

A informação sobre o estado de tratamento é atualizada na página de entrada de cada fundo na Casa Comum, onde se pode encontrar informação sobre o estado de tratamento.

Caso a informação disponibilizada na Casa Comum não corresponda ao que procura, disponibilizamos um serviço de apoio ao utilizador, que funciona remota e presencialmente através dos seguintes canais: