Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

Maria Luís Rocha Pinto
O arquivo de Maria Luís Rocha Pinto abrange documentos do período do Estado Novo e após o 25 de Abril de 1974. Assume relevância o conjunto relativo aos movimento estudantis, com um âmbito cronológico que se situa entre 1957 e 1974, e que ilustra os vários problemas que afetaram as lutas dos estudantes ao longo daqueles anos, com particular incidência na década de 1960. Destaca-se um conjunto de documentos relativos ao movimento estudantil no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (atual ISEG), assim como de outros institutos integrados na Universidade Técnica de Lisboa. O arquivo reúne ainda numerosos documentos relacionados com as atividades culturais e partidárias de Maria Luís Rocha Pinto no período posterior ao 25 de Abril de 1974, nomeadamente do tempo do PREC, incluindo do MES e outras organizações político-partidárias, assim como das eleições presidenciais de 1976. De salientar também a existência de vária documentação relativa a questões sindicais, movimento cooperativo, organizações de carácter social ou cultural, reforma agrária, e de comissões de moradores.
Inclui ainda um conjunto de documentos do MPLA e do PAIGC e um conjunto de cadernos de apontamentos de Maria Luís Rocha Pinto, recortes de imprensa e coleções de revistas e jornais vários, que abrangem o período de 1974 a 1987.

Instituição
Fundação Mário Soares

Nota biográfica/Institucional
Professora e demógrafa.
Maria Luís Rocha Pinto licenciou-se em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, e concluiu o mestrado em Demografia Histórica e Social pela Universidade Nova de Lisboa e o doutoramento em Sociologia, especialidade Demografia, pela mesma universidade.
Foi docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL entre 1980 e 2001. Em 2001 integrou a Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro, de que foi coordenadora da Comissão Científica e responsável da respectiva direção, de 2004 a 2010. Vogal da comissão científica do Mestrado em Administração e Gestão Pública.
Autora e co-autora de cerca de 30 artigos, apresentados em conferências nacionais e internacionais ou publicados em livros e revistas científicas.
Foi subdirectora-geral do Ensino Superior entre 1996 e 1999. Integrou, em 2000, a equipa que assegurou na área da Educação a presidência da União Europeia de 2000. Foi adjunta do Secretário de Estado do Ensino Superior no XIV Governo constitucional.
Fonte(s):
https://www.apfn.com.pt/eventos/CEDS/NB%20-%20M%20Luis%20Rocha%20Pinto.pdf

Dimensão
23 unidades de instalação

Estado de Tratamento
Parcialmente tratado