Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

José Augusto Rocha
Coleção relacionada com o movimento estudantil, em particular a Crise Académica de 1962, com enfoque nos acontecimentos ocorridos em Coimbra, onde José Augusto Rocha foi dirigente estudantil durante o período da crise.
A coleção é constituída por documentação produzida entre 1962 e 1963 e recortes de imprensa de 1982 alusivos ao 40º aniversário da crise académica de 1962.

Instituição
Fundação Mário Soares

Nota biográfica/Institucional
Advogado.
José Augusto Rocha nasceu a 25 de outubro de 1938.
Licenciou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Enquanto estudante universitário, foi diretor da Associação Académica de Coimbra, em 1962. Neste mesmo ano, na sequência da crise académica, foi expulso de todas as escolas nacionais, durante dois anos, por decisão do Senado da Universidade, sob a acusação de ter realizado o 1.º Encontro Nacional de Estudantes, proibido pelo Ministro da Educação Nacional. Foi julgado no Tribunal Criminal de Coimbra, acusado de crime de desobediência ao Ministro da Educação, e chegou a estar preso no Forte de Caxias.
Foi membro da redação da publicação Via Latina, órgão da Associação Académica de Coimbra, em 1961/1962. Como advogado, participou em numerosos julgamentos no Tribunal Plenário Criminal de Lisboa, defendendo vários presos políticos, entre os quais Victor Ramalho, Francisco Canais Rocha, João Pulido Valente, António Peres, Diana Andringa, Fernando Rosas, Maria José Morgado, José Mário Costa, Paula Rocha, Isabel Patrocínio Saldanha Sanches, José Maria Martins Soares, Amadeu Lopes Sabino, Sebastião Lima Rego e Paula Metelo.
Teve intervenção ativa nos movimentos associativos e eleitorais da Ordem dos Advogados e foi presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem em 2008.
Morreu a 12 de julho de 2018.

Dimensão
1 unidade de instalação

Estado de Tratamento
Integralmente tratado