Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

05. Seara Nova
Simultaneamente às funções que desempenhou no seio da Seara Nova, Alberto Pedroso interessou-se pela história da revista, recolhendo e preservando vários documentos sobre a sua actividade ao longo dos anos, que guardou em várias pastas e caixas que integram o seu fundo.
A secção reúne, assim, documentos provenientes do espólio da própria Seara Nova, cuja guarda e gestão ao longo das décadas se misturou com a actividade desempenhada pelos próprios elementos que a dirigiram, em particular de Câmara Reis.
Além destes documentos, possivelmente preservados por Alberto Pedroso na sequência da sua passagem pela empresa, outros terão sido por ele coligidos e outros ainda foram objecto de cedência por parte de amigos seareiros, como é o caso de Manuel Ricardo que lhe entregou um conjunto de fotografias.
A documentação aqui presente reflecte diversos momentos da vida da Seara Nova, desde a sua fundação em 1921 até aos anos de 1970, incluindo a sua gestão, a actividade editorial, bem como o papel de intervenção cultural e político que procurou ter na sociedade portuguesa.
Note-se, todavia, a ausência nesta secção de qualquer colecção da revista. Os números da mesma possuídos por Alberto Pedroso encontram-se no Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.