Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info

01. Investigação e estudos históricos
No âmbito das actividades de investigação levadas a cabo por Alberto Pedroso sobre diversas temáticas históricas e acerca de algumas individualidades que marcaram o panorama social, cultural e política do século XX em Portugal, este reuniu vária documentação, tanto original como por via de reproduções (geralmente fotocópias), a ela se juntado diversas notas e apontamentos manuscritos pelo próprio.
Esta documentação foi utilizada como referência informativa para a elaboração de trabalhos ou para projectos de estudos que Alberto Pedroso foi esboçando. Uma parte dos materiais estiveram na base do processo de elaboração de artigos na imprensa ou na edição de livros. No entanto, algumas temáticas permaneceram apenas no campo dos seus estudos pessoais, tendo ficado inéditas.
Nesta fase do tratamento do fundo de Alberto Pedroso, disponibilizam-se alguns documentos relacionados com a sua investigação sobre temas alusivos à história do movimento operário em Portugal, designadamente acerca da realização do 1.º Congresso dos Operários Socialistas realizado em 1877 e da participação portuguesa na Associação Internacional de Trabalhadores. Incluem-se ainda documentos reunidos ou produzidos por Alberto Pedroso no âmbito dos seus estudos sobre as figuras de Alexandre Vieira e António Augusto Ferreira de Macedo, bem como do papel deste último na organização da Universidade Popular Portuguesa.
Um conjunto de documentos avulsos sobre outros trabalhos que teria em projecto ou em preparação está também incluído nesta secção.
Ainda a aguardar tratamento encontra-se diversa documentação sobre outros estudos inéditos que desenvolveu e temas sobre os quais deixou obra publicada, em particular sobre as figuras de Raul Proença, Bento Gonçalves, Bento de Jesus Caraça e Augusto Casimiro, e sobre a história social e política portuguesa, que serão disponibilizados ao público à medida que forem objecto de digitalização e descrição.