Pesquisa Avançada
Voltar aos arquivos



Info Total de resultados: 161 Biblioteca: 158 Documentos: 3

04. Livros e publicações
Na sua actividade de investigador sobre diversos temas históricos e de coleccionador, Alberto Pedroso reuniu um significativo conjunto de livros e publicações, publicados nos séculos XIX e XX, sobre temas políticos, sociais, culturais, designadamente sobre questões operárias e sindicais e de organização sócio-política.
Tal como no caso dos títulos de imprensa, incluídos na secção anterior, uma análise dos exemplares revela que existiu, também aqui, uma reunião de publicações provenientes de bibliotecas de várias personalidades.
Para a maior parte dos livros é impossível determinar quais foram os seus proprietários originais, bem como a forma pela qual Alberto Pedroso os adquiriu. Destaca-se, no entanto, um número significativo de obras que é possível verificar terem pertencido à biblioteca de Adelino Augusto Ferreira, pois encontram-se marcadas com o seu ex-libris. Os exemplares que claramente lhe pertenceram, bem como obras onde é possível encontrar outros ex-libris ou marcas deixadas pela utilização que lhes foi dada ao longo do tempo (como carimbos ou assinaturas), encontram-se assinalados individualmente nas respectivas descrições.