Pesquisa Avançada
Instituições
Acção para o DesenvolvimentoArquivo & Museu da Resistência TimorenseArquivo Histórico de São Tomé e PríncipeArquivo Nacional de Cabo VerdeAssociação MemoriandoCasa Museu Abel SalazarFundação INATELFundação Mário SoaresInstituto de História Contemporânea FCSH/UNLInstituto Nacional de Estudos e Pesquisa, BissauMalangatana Valente NgwenyaObservatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura ECA/USPSeminário Livre de História das Ideias FCSH/UNLUnião de Mulheres Alternativa e Resposta
Casa Museu Abel Salazar
thumbs




Casa Museu Abel Salazar
A Casa-Museu Abel Salazar, situada em S. Mamede de Infesta, é uma instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos, tutelada pela Universidade do Porto e dirigida com o apoio da Associação Divulgadora da Casa-Museu Abel Salazar (ADMAS).
A História da Casa-Museu Abel Salazar pode dividir-se em três períodos:
O primeiro, de 1947 a 1965, foi o período em que uma plêiade de amigos e admiradores, após a morte de Abel Salazar, continuou a enaltecer e a divulgar a sua Obra, através, nomeadamente, da tentativa de constituição de uma "Fundação Abel Salazar", que depois de muitas vicissitudes se concretizou, em 1963, como "Sociedade Divulgadora Abel Salazar", ao fim de 17 anos de persistentes esforços.
O segundo, de 1965 a 1976, altura em que a Casa-Museu foi adquirida pela Fundação Calouste Gulbenkian, embora tenha continuado na sua direcção a Sociedade Divulgadora. Nesta fase, em 1975, foi construído o Pavilhão de Exposições.
O terceiro, de 1977 até à presente data, em que a Casa-Museu foi doada à Universidade do Porto, da qual era reitor o Prof. Ruy Luís Gomes, uma das primeiras figuras na luta pela constituição da Fundação.


Fundos Documentais
Abel Salazar
Contactos
Casa Museu Abel Salazar
Rua Dr. Abel Salazar 4465-012 S. Mamede de Infesta Portugal


Telefone: (+351) 969 872 425

Fax: (+351) 22 903 98 28

cmuseu@reit.up.pt

http://cmas.up.pt/