Pesquisa Avançada
Instituições
Acção para o DesenvolvimentoArquivo & Museu da Resistência TimorenseArquivo Histórico de São Tomé e PríncipeArquivo Nacional de Cabo VerdeAssociação MemoriandoCasa Museu Abel SalazarFundação INATELFundação Mário SoaresInstituto de História Contemporânea FCSH/UNLInstituto Nacional de Estudos e Pesquisa, BissauMalangatana Valente NgwenyaObservatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura ECA/USPSeminário Livre de História das Ideias FCSH/UNLUnião de Mulheres Alternativa e Resposta
União de Mulheres Alternativa e Resposta
thumbs




União de Mulheres Alternativa e Resposta
A UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta - é uma associação de mulheres constituída em 12 de Setembro de 1976. Como Organização Não Governamental está representada no Conselho Consultivo da CIDM (Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres) desde 1977.
A UMAR é hoje uma associação que se reclama de um feminismo comprometido socialmente, empenhada em despertar a consciência feminista na sociedade portuguesa.
De um percurso de quase 30 anos, a UMAR conseguiu unir várias gerações de mulheres, abrir espaços de intervenção para as mais jovens e atualizar a sua intervenção com uma Agenda Feminista de novas e "velhas" causas, como seja o direito à contraceção e ao aborto, a luta contra a violência doméstica, a paridade nos órgãos de decisão política ou o envolvimento internacional em iniciativas como a da Marcha Mundial de Mulheres.
Criada como União de Mulheres Antifascistas e Revolucionárias até 1989, passou a Movimento para a Emancipação Social das Mulheres Portuguesas e, na segunda metade da década de 90, adquiriu a atual designação.


Fundos Documentais
UMAR - União Mulheres Alternativa e Resposta
Contactos
União de Mulheres Alternativa e Resposta
Rua da Cozinha Económica, Bloco D, Espaços M e N, 1300-149 Lisboa Portugal


Telefone: (+351) 218 873 005

Fax: (+351) 218 884 086

umar.sede@sapo.pt

http://www.umarfeminismos.org/